A Cartilha de Acesso ao Crédito, elaborada pela Firjan, tem nova edição, com destaque para alteração das taxas de juros das linhas de crédito já existentes no mercado. O conteúdo apresenta as opções mais adequadas às necessidades da indústria fluminense, subsidiando os empresários quanto às melhores opções. A publicação trata das operações reembolsáveis disponíveis, com objetivo de atender a diversas finalidades, como Capital de Giro, Financiamento de Máquinas e Equipamentos, Crédito Rotativo, Antecipação de Recebíveis, Financiamento à Produção e Energia Solar.
FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA AQUI
Eduardo Trotta, especialista de Suporte de Investimentos da Firjan, disse que o objetivo dessa atualização da Cartilha é informar os empresários sobre as alterações das taxas de juros cobradas nas principais linhas de crédito no mercado. “A questão é que as taxas já vinham mudando. O aumento constante da taxa Selic observado nos últimos meses afeta diretamente no custo de captação dos bancos, que acabam por repassar para os tomadores de crédito. O cartão BNDES, por exemplo, estava 1,55% a.m. e passou para 1,66% a.m. Agora com possibilidade de estabilização da Selic, a tendência é que as taxas permaneçam neste patamar nos próximos meses”, avalia.
A cartilha é um documento enxuto, no qual o empresário pode comparar as taxas de mercado para os diversos tipos de crédito em diferentes bancos. Instituições como AgeRio, BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) disponibilizam linhas desse gênero para pequenas, médias e grandes empresas, com características específicas.
O Núcleo de Acesso ao Crédito (Nac) está disponível para tirar dúvidas com relação às linhas de crédito através do e-mail nac@firjan.com.br.
Fonte: Firjan